DESTINOS

Quênia

Quênia

Por Fábio Porchat

O Quênia é um lugar tão deslumbrante e fascinante que eu não me contentei em ir apenas uma vez. Estive lá em duas oportunidades. Se você quer ter a experiência completa e impactante de todas as belezas e encantos que a África selvagem tem para oferecer, o Quênia é a sua pedida. Foi lá que fiz meu primeiro safári que me deixou simplesmente maravilhado. É tão impressionante que, em dado momento, você fica mal acostumado de ver os animais e já espera que o negócio vire um grande documentário do Discovery Channel, com briga e caça. E o melhor é que você também vê isso!

Mas não são só as belezas naturais e os bichos que fazem do Quênia país tão encantador. O povo lá é maravilhoso! Uma gente alegre, animada, feliz e muito, muito receptiva. É extremamente divertido pois eles cantam, dançam e você fica contagiado com a animação deles. Uma história curiosa foi que um guia me perguntou se eu já havia ido à África e eu respondi que sim, ao Egito. Ele me disse que eu ainda não havia estado na África de verdade. Então, você já pode imaginar o que te espera.

O Quênia é um país que você pode visitar no estilo mochilão sozinho, com amigos, você e seu marido/mulher ou até com a família toda, mesmo crianças pequenas. Não tem como não sair de lá encantado e querendo mais.

Eu, particularmente, recomendo que você vá para lá com o intuito de se jogar na natureza. Nairóbi, a capital, não é uma cidade com muitos atrativos. Pra falar a verdade, é uma das cidades mais feinhas que já conheci, o que você percebe já do avião. Ela parece muito amontoada, confusa e com muita terra.

Mas pra dizer que não tem NADA lá vão duas dicas que valem a pena, ainda mais se você estiver viajando em família com crianças pequenas. Em Nairóbi tem um hotel chamado Giraffe Manor que é um grande santuário de girafas e javalis. Você já deve ter visto alguns vídeos ou fotos. É lá que você toma café da manhã com a girafas. Elas ficam do lado de fora do prédio, mas umas janelas imensas deixam que elas coloquem os pescoções pra dentro, em cima da sua mesa! Ou até mesmo no seu quarto! É uma coisa surreal. Você tem acesso gratuito à ração e pode alimentá-las diretamente. O hotel é caríssimo, mas vale pela experiência de 1 dia.

Outra dica que você pode fazer por uma manhã em Nairóbi, antes de viajar para os parques de safári, é o orfanato de elefantes. Lá estão centenas de filhotes resgatados que são livres para brincar e correr pelo terreno. É muito bonitinho e fofo. E o gostoso é que você pode dar de mamar e até dar banho nos elefantes. Leve uma muda de roupa que você irá tomar uma jatada de água na cara.

A dica é: chegue em Nairóbi e vá direto pro hotel. Jante lá (não é exatamente seguro sair pela noite a vagar) e acorde com as girafas. Siga para os elefantes, volte pro hotel, tome um banho e já faça o check out. Almoce num lugar pertinho do aeroporto chamado Carnivore. É a churrascaria rodízio deles, mas, além do boi, frango e porco, tem carne de gnu, jacaré, avestruz e outras iguarias. De lá já vá para o aeroporto seguir viagem!

Na primeira vez que fui, o hotel das girafas já estava lotado e não consegui dormir lá. Ele tem poucos quartos e vale reservar com antecedência. Foi isso que eu fiz na minha 2ª ida ao Quênia.

ONDE ME HOSPEDEI: HOTEL PALACINA SUITES & GIRAFFE MANOR

DICAS

  • Você precisa de visto para o país, mas pode tirá-lo no aeroporto mesmo, pelo custo de US$50 por pessoa
  • O Certificado Internacional de vacina contra febre amarela é obrigatório para qualquer viagem à África e deve ser tomada com pelo menos 11 dias de antecedência.
  • O ideal é que o passaporte tenha mais de 6 meses de validade e que você tenha as passagens com data de volta para o Brasil ou seu destino.
  • A moeda lá é o xelim queniano.
  • Os idiomas oficiais são inglês e sauíli.
  • O clima lá é tropical, mas vale consultar as datas para pegar a época das migrações.
  • Se for trocar dólares, certifique-se que eles estão em bom estado de conservação e que foram emitidos depois de 2001.
  • Nos voos internos, o limite de bagagem é 1 mala soft (sem revestimento duro) e com até 15kg POR PESSOA. E isso é sério.

OUTRAS ATRAÇÕES

  • Parque Nacional de Nairóbi – A 10 minutos de carro do centro da cidade, os animais, e há vários deles, ficam separados apenas por uma cerca da cidade. Você consegue, inclusive, ver os prédios ao fundo.
  • Malindi– Região costeira com um mar lindo onde você pode mergulhar, surfar, pescar e fazer uma porção de outras atividades aquáticas.
  • Monte Kenya – 2ª maior montanha do continente e que dá nome ao país, oferece vistas incríveis. Apesar de ser uma escalada complicada, há vários morros mais baixos em volta mais fáceis de subir
  • Reserva Nacional Samburu – Uma bacia d’água no norte do país. Ótimo para ver hipopótamos e crocodilos do Nilo.
  • Hell’s Gate National Park – Desfiladeiro magnífico e sítio arqueológico habitado pelos primeiros humanos. Lá você pode caminhar ou andar de bicicleta sem a necessidade de um guia
  • Ilha Lamu – Ilha praticamente intocada, que faz parte de um arquipélago. A cidade habitada mais antiga do Quênia, cheia de charme e personalidade. Como não há estradas, há pouquíssimos veículos motorizados e você se locomove a pé ou de jumento.
  • Parque Nacional Tsavo – Maior parque do Quênia e um dos maiores do mundo.
  • Lago Nakuru – Lago extremamente raso que, por sua alta concentração de algas, atrai uma quantidade impressionante de flamingos, que praticamente cobrem a superfície da água.
VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados