DESTINOS

França

França

Por Rosana Hermann

A França é o país mais visitado do mundo. E adivinha qual é a cidade número 1 em visitas e em desejo de visitar? Bingo. Paris.

É uma coisa impressionante. Eu posso dizer que vou pra Amsterdam, Nova York, Bruxelas, Praia da Pipa, Porto Alegre ou qualquer outro lugar do mundo nas minhas redes sociais e, no máximo, receberei um ‘boa viagem’. Mas é só mencionar que vou para Paris, que a reação geral é ‘Nossa! Que chic!’, ‘Tá podendo!’, ‘Ulálá!’. Mais do que um destino a França é uma espécie de top de linha do sonho de viajar e, Paris, é o ícone do glamour turístico. E, quer saber? Fui novamente pra Paris em 2017 e a cidade é mesmo encantadora.

Paris é monumental sem ser fria, é dourada sem ser cafona, é histórica sem antiga, é chique sem ser pedante, moderna sem ser tecnológica, é cara sem ser inacessível. E, claro, Paris é cultural, gastronômica, romântica e 100% turística.

Sim, claro, tem sempre aquela história do ‘ah, mas os franceses são rudes, fazem ‘pufffff!’ na cara da gente, fingem que não entendem inglês, etc. Acontece, mas bem menos do que reza a lenda. Com uma pequena combinação de bonjour, s’il vou plaît, merci e um celular com chip local pra acessar o Google, você vai conseguir tudo o que precisa na cidade.

A França, porém é muito mais que Paris. O país é tão rico em destinos que dá pra fazer incontáveis rotas, como rotas de vinhos, rotas de castelos, rotas gastronômicas, rotas das lavandas na Provence, rotas para esquiar nos Alpes, rotas de sol, céu, mar e chiqueteria na Côte D’Azur.

Qualquer região que você vá vai ter algum lugar maravilhoso com nome de quiche, nome de vinho, nome de espumante. Pensando bem, o povo tá certo, é muito chique ir pra França. Minha dica sobre a França é essa que o mundo já tem: vá.

VIAGENS PELA FRANÇA
Viajei de carro para Versalhes, que fica bem perto de Paris, 21km de distância, exatamente a distância de uma meia-maratona. Ainda sonho em fazer justamente essa corrida, Paris – Versalhes.

Fiz a rota dos castelos pelo vale do Loire e visitei castelos belíssimos (que na verdade são palácios) como Chenonceau (meu favorito), Blois, Chambord, Amboise.

Outro sonho: fazer um tour de bicicleta pela França. Assim que eu aprender a andar de bicicleta um pouco melhor.

VER MAIS

VALE ou NÃO VALE

  • Participe!

  • Participe!

Compartilhe:

Destinos relacionados